INFORME DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

INFORME DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE SOBRE AS MEDIDAS DE
ENFRENTAMENTO CONTRA O CORONAVÍRUS COM BASE NO DECRETO 4230

Conforme o Decreto 4230, do Governo do Paraná, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus – COVID-19, a Secretaria de Estado da
Educação e do Esporte do Paraná (Seed) informa que:

– Irá suspender as aulas e demais atividades escolares em todas as instituições de ensino estaduais, privadas e escolas especializadas parceiras do Paraná a partir de sexta-feira, 20 de março, por tempo indeterminado. Orientações sobre a reposição dos dias letivos suspensos serão amplamente divulgadas em breve.

– Nos dias 17, 18 e 19 de março, as escolas permanecerão abertas. Nesses dias, a Seed recomenda que, se possível, sejam realizadas atividades de orientação e conscientização quanto aos protocolos de higiene e etiqueta respiratória, bem como sobre a importância do distanciamento social, com os funcionários das escolas,
estudantes e suas famílias e responsáveis.

– Nesse período de transição gradual até a completa interrupção das atividades, os estudantes que já puderem permanecer em casa terão suas faltas abonadas.
As escolas, no entanto, continuarão abertas e com jornadas regulares para
garantir às famílias o tempo para readequação de suas rotinas familiares.

– Servidores públicos que fazem parte dos grupos de risco (pessoas com mais de 60 anos, com doenças crônicas, problemas respiratórios, gestantes, lactantes) devem trabalhar remotamente. Na impossibilidade técnica e operacional de realização do trabalho remoto, esses servidores devem interromper suas atividades imediatamente.

– A partir do dia 20 de março, as aulas e demais atividades escolares serão
interrompidas em todas as instituições de ensino estaduais, privadas e escolas
especializadas parceiras.
A Seed reforça que o momento pede união, responsabilidade a articulação entre governo, instituições de ensino e sociedade. Informações sobre a situação epidemiológica do Paraná e sobre as medidas adotadas pela Seed serão amplamente divulgadas e comunicadas para toda a comunidade escolar.